Mensagem do Presidente da Câmara de Tondela

ruiladeira

É com satisfação que o Município de Tondela recebe, nos próximos dias 1 e 2 de julho, o Tondela City Race, evento integrado no calendário Portugal City Race da Federação Portuguesa de Orientação.

Tondela tem-se revelado como palco de excelência para grandes eventos, nomeadamente de cariz desportivo. Desta feita, recebemos a passagem de uma prova de orientação cujo objetivo é o de promover não só a prática do exercício físico nos grandes centros urbanos, como também oferecer a possibilidade de os conhecer  de uma forma diferente.

Esta prova alia diferentes componentes, que muito valorizamos, e nas quais procuramos alicerçar a nossa atividade, tais como a promoção da prática desportiva, o convívio intergeracional e a promoção do território. Vivemos num território competitivo, atrativo, com excelentes índices de qualidade de vida na educação, na área social, na saúde, na cultura, no emprego, no investimento e também no desporto.

Na verdade, Tondela ganhou nos últimos anos uma projeção nacional no domínio desportivo que muito reconhecemos e cujo impacto se tem revelado bastante positivo no dinamismo da economia local e na projeção da marca Tondela. Assim, para além, do futebol profissional, vivemos num território que apoia os seus clubes desde o momento da formação e nas diferentes modalidades que aqui se desenvolvem, bem como tem associado a si, desde há longos anos, o desporto automóvel, com a realização de eventos de caráter automobilístico de caráter competitivo e lúdico.

O concelho de Tondela representa um misto de sensações e paladares, que conjuga gastronomia e paisagem, com património, tradições, cultura, termalismo, desportos radicais e festividades religiosas. O turismo de montanha é símbolo incontornável do potencial turístico da região. O verde do Caramulo conjugado com os invioláveis cursos de água límpida são a marca de um território sublime e ainda por explorar. A adrenalina dos desportos radicais só é suavizada pela calmaria do ambiente e das áreas fluviais de excelência. Os passeios pedestres, o parapente, a escalada e o BTT são algumas das aventuras que a serra tem para oferecer.

A beleza das terras de besteiros não se limita à área serrana, as águas do rio dão rasgam o concelho e personificam áreas fluviais avassaladoras. Sangemil, freguesia da Lajeosa do Dão, oferece a quem a visita tratamentos termais das mais variadas valências (musculo-esqueléticas, reumatologia e doenças respiratórias), conjugadas com uma zona de lazer aquática pintada de verde pela floresta circundante.

Uma slow city, cujos hábitos de vida saudável são potenciados pela Ecopista do Dão, um equipamento turístico e desportivo único enquadrado numa paisagem natural acolhedora.

A autenticidade e a diferenciação da Serra do Caramulo e do Vale de Besteiros transformam o concelho de Tondela numa zona turística de elevado potencial, digna de uma Região de Bem-Estar.

Assim, é neste cenário que muito nos orgulha acolher o Tondela City Race, constituindo esta prova mais uma excelente oportunidade de conhecerem o nosso concelho e as suas gentes. Sejam bem-vindos a Tondela!

 

 O Presidente do Município de Tondela